Eduardo Ruman (In Memoriam)
Diretor-Presidente
Administrativo e Empreendedor
Denise Ruman
MTB - 0086489
JORNALISTA RESPONSÁVEL
The Biggest and Best International Newspaper for World Peace
Founder, President And International General Chief-Director  :  Denise Ruman - MTB: 0086489 / SP-BRAZIL
Mentor do Jornal / Mentor of the Newspaper  :  José Cardoso Salvador (in memoriam)
Mentor-Director / Mentor-Director  :  Mahavátar Babají (in memoriam)

Notícias Internacionais / 05/03/2021


Um grupo de especialistas independentes da ONU* pede maior cooperação para o acesso às vacinas da Covid-19 pelo mundo. Os peritos destacam uma realidade marcada por divisão, desigualdade, interesse próprio nacional e regional

0 votes
Relatores pedem que membros da Organização Mundial do Comércio considerem isenções em reunião sobre acordo de propriedade intelectual; meta é oferecer proteção aos mais pobres.


Um grupo de especialistas independentes da ONU* pede maior cooperação para o acesso às vacinas da Covid-19 pelo mundo. Os peritos destacam uma realidade marcada por “divisão, desigualdade, interesse próprio nacional e regional”.

Em nota, eles afirmam que bilhões de pessoas, especialmente no Hemisfério Sul, podem ser excluídas dos benefícios da imunização até 2024. O grupo quer que os países desenvolvidos acabem com “o nacionalismo de vacinas”, que vem alimentando a divisão e minando a recuperação mundial.

Propriedade intelectual
Este mês, a Organização Mundial do Comércio, OMC, reúne o Conselho de especialistas do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio, Trips.

Grupo destaca iniciativa Covax como passo importante para a distribuição coordenada de vacinasUniversity of Oxford/John Cairns
Grupo destaca iniciativa Covax como passo importante para a distribuição coordenada de vacinas
Para os peritos, os membros do órgão devem considerar oferecer isenções necessárias para que todos tenham o direito ao desenvolvimento.

Os relatores alertam sobre ameaças no combate à pandemia, como as deficiências na recuperação dos países e o surgimento de mais variantes do novo coronavírus.

Estes desafios surgem após esforços de cientistas, Estados e sociedade civil para encontrar uma vacina.

Pessoas e povos
A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que 95% desses imunizantes foram aplicados em 10 países ricos. Para o grupo, trata-se de uma “desprezível falha no dever de cooperar”, o que afeta o direito ao desenvolvimento de todas as pessoas e povos.

Segundo eles, embora a iniciativa Covax, liderada pela OMS, seja um passo importante para a distribuição coordenada de vacinas, “os Estados não estão se engajando suficientemente” nesse propósito.

Covax pretende distribuir pelo menos 2 bilhões de doses de vacinas em todo o mundo.Unicef Nepal
Covax pretende distribuir pelo menos 2 bilhões de doses de vacinas em todo o mundo.


O que pode pôr em risco o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3. Essa situação acabará “minando a capacidade dos países de interpretar o tratado de uma forma que apoie suas necessidades de desenvolvimento e formas de lidar com a crise”.

Para os nove signatários, o acordo pode e deve facilitar a proteção da saúde pública em escala global, promover a autossuficiência de todos os membros e não ser uma barreira para o acesso aos medicamentos e vacinas relacionados à Covid-19.

Acesso universal
Os especialistas destacam ainda que a pandemia é um desafio global que só pode ser enfrentado de forma efetiva através de uma ação conjunta. Eles realçam que retórica e falta de compromisso concreto com o acesso universal e equitativo às vacinas “não podem salvar vidas nem proteger os mais vulneráveis”.

Outro apelo aos países é que se comprometam mais numa cooperação significativa, “como uma obrigação e não uma opção, para evitar atrasos nas distribuições para a população vulnerável em todo o mundo, e não as deixar mais para trás.”

* Os relatores de direitos humanos são independentes das Nações Unidas e não recebem salário pelo seu trabalho.


Comentários
0 comentários


  • Enviar Comentário
    Para Enviar Comentários é Necessário estar Logado.
    Clique Aqui para Entrar ou Clique Aqui para se Cadastrar.

Ainda não Foram Enviados Comentários!

Copyright 2021 - Jornal Pacifista - All rights reserved. powered by WEB4BUSINESS

Inglês Português Frances Italiano Alemão Espanhol Árabe Bengali Urdu Esperanto Croata Chinês Coreano Grego Hebraico Japonês Hungaro Latim Persa Polonês Romeno Vietnamita Swedish Thai Czech Hindi Você